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A Metodologia propõe uma divisão dos alunos por idade e nível de aprendizagem, identificados através de toucas coloridas, correspondentes a cada nível.



Para as crianças, os critérios de divisão de nível levam em consideração a idade maturacional do indivíduo e as habilidades aquáticas desenvolvidas (sobrevivência dentro da água, adaptação ao meio líquido entre outras).

Para os adultos, a divisão considera as habilidades aquáticas desenvolvidas e os objetivos pretendidos com a prática do esporte.

Os níveis são:

Bebê I – Touca Branca
Bebê II – Touca Branca
Bebê III – Touca Amarela
Adaptação – Touca Laranja
Iniciação – Touca Vermelha
Aperfeiçoamento I – Touca Verdes
Aperfeiçoamento II – Touca Azul Clara
Aperfeiçoamento III – Touca Azul Escura
Adulto Iniciação – Touca Preta
Adulto Condicionamento e Aperfeiçoamento – Touca Preta
Adulto Treinamento - Touca Prata

Além da divisão de retaníveis, que facilita o processo de aprendizagem, a Metodologia propõe um calendário de objetivos semanais, uma espécie de planejamento periódico que contém os principais pontos que devem ser trabalhados pelo professor durante as aulas.

O calendário funciona como um guia orientador que auxilia o professor também na hora da avaliação, pois seguindo os objetivos propostos, o professor saberá exatamente o que cobrar do aluno no momento da avaliação. Com esse calendário o professor elabora as aulas, de acordo com a sua criatividade, mas sem perder o foco no que precisa ser ensinado. AVALIAÇÕES
Um grande diferencial da Metodologia formativa são as avaliações periódicas que acontecem duas vezes ao ano, nos meses de Junho/Julho e Novembro / Dezembro, permitindo constatar a evolução do aluno e de suas habilidades dentro da água.

As avaliações são feitas com base numa ficha que é mantida com o professor e que contém 15 itens com todos os critérios que devem ser avaliados, embasados nos objetivos específicos correspondentes aos níveis.

Essa ficha serve como orientação para o professor acompanhar a evolução do aluno, já que permanece a mesma até que o aluno mude de nível. A ficha do professor é muito importante na hora de avaliar o aluno, pois durante o processo de aprendizagem, o professor, por meio dos itens já analisados e contidos na ficha, consegue perceber se houve uma evolução ou se o aluno está com dificuldades em algum aspecto.

A grande vantagem desta ficha é que se o aluno não está evoluindo, o professor consegue saber em qual aspecto o indivíduo tem dificuldade. E mesmo que o aluno não esteja apto a mudar de nível, ele consegue perceber se houve uma evolução no aprendizado.
A cada avaliação o professor preenche a ficha e avalia se o aluno tem condições de passar para o próximo nível.
A ficha do aluno, que ele leva com ele ao final de cada avaliação, é preenchida pelo professor e demonstra toda a evolução do aluno naquele período.
A ficha contém os principais itens avaliados, pontuados em 5 níveis: Regular, Bom, Muito Bom, Ótimo e Excelente, com base na soma dos acertos.

Para acompanhar o andamento da Metodologia nas Academias e escolas de natação, tirar dúvidas dos professores quanto à aplicação e auxiliar os coordenadores a detectar e corrigir possíveis problemas, a Metodologia realiza, no mínimo, quatro visitas técnicas ao ano em cada instituição credenciada.

O Assessor técnico é quem controla a aplicação da metodologia na unidade, desde postura do professor, estratégia pedagógica, objetivos semanais de aula, entre outras funções.

TREINAMENTOS

Capacitações

Para os proprietários e coordenadores conhecerem a metodologia e adaptarem-se à prática do método, a Metodologia realiza uma reunião em que são passadas informações sobre como utilizar o credenciamento com ênfase nas vendas e nos negócios.

Para os professores, a Metodologia oferece uma capacitação de dois dias de duração (sábado e domingo) para aprenderem a aplicar o método em todos os níveis. O curso é ministrado pelos professores William Urizzi de Lima e Almir Marchetti, com a presença do Gustavo Borges que instrui na prática erros e acertos sobre o ensino da natação.

Ao final da capacitação é realizada uma avaliação e os professores que atingirem a nota mínima recebem um certificado de que foram capacitados pela Metodologia Gustavo Borges e que estão aptos a aplicar o método.
 
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