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A Metodologia propõe uma divisão dos
alunos por idade e nível de aprendizagem, identificados
através de toucas coloridas, correspondentes
a cada nível.
Para as crianças, os critérios de divisão
de nível levam em consideração
a idade maturacional do indivíduo e as habilidades
aquáticas desenvolvidas (sobrevivência
dentro da água, adaptação ao
meio líquido entre outras).
Para os adultos, a divisão considera as habilidades
aquáticas desenvolvidas e os objetivos pretendidos
com a prática do esporte.
Os níveis são:
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Bebê I –
Touca Branca |
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Bebê II – Touca
Branca |
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Bebê III – Touca
Amarela |
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Adaptação –
Touca Laranja |
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Iniciação –
Touca Vermelha |
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Aperfeiçoamento I –
Touca Verdes |
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Aperfeiçoamento II
– Touca Azul Clara |
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Aperfeiçoamento III
– Touca Azul Escura |
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Adulto Iniciação
– Touca Preta |
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Adulto Condicionamento e Aperfeiçoamento
– Touca Preta |
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Adulto Treinamento - Touca
Prata |
Além da divisão de retaníveis,
que facilita o processo de aprendizagem, a Metodologia
propõe um calendário de objetivos semanais,
uma espécie de planejamento periódico
que contém os principais pontos que devem ser
trabalhados pelo professor durante as aulas.
O calendário funciona como um guia orientador
que auxilia o professor também na hora da avaliação,
pois seguindo os objetivos propostos, o professor
saberá exatamente o que cobrar do aluno no
momento da avaliação. Com esse calendário
o professor elabora as aulas, de acordo com a sua
criatividade, mas sem perder o foco no que precisa
ser ensinado. AVALIAÇÕES
Um grande diferencial da Metodologia formativa são
as avaliações periódicas que
acontecem duas vezes ao ano, nos meses de Junho/Julho
e Novembro / Dezembro, permitindo constatar a evolução
do aluno e de suas habilidades dentro da água.
As avaliações são feitas com
base numa ficha que é mantida com o professor
e que contém 15 itens com todos os critérios
que devem ser avaliados, embasados nos objetivos específicos
correspondentes aos níveis.
Essa ficha serve como orientação para
o professor acompanhar a evolução do
aluno, já que permanece a mesma até
que o aluno mude de nível. A ficha do professor
é muito importante na hora de avaliar o aluno,
pois durante o processo de aprendizagem, o professor,
por meio dos itens já analisados e contidos
na ficha, consegue perceber se houve uma evolução
ou se o aluno está com dificuldades em algum
aspecto.
A grande vantagem desta ficha é que se o aluno
não está evoluindo, o professor consegue
saber em qual aspecto o indivíduo tem dificuldade.
E mesmo que o aluno não esteja apto a mudar
de nível, ele consegue perceber se houve uma
evolução no aprendizado.
A cada avaliação o professor preenche
a ficha e avalia se o aluno tem condições
de passar para o próximo nível.
A ficha do aluno, que ele leva com ele ao final de
cada avaliação, é preenchida
pelo professor e demonstra toda a evolução
do aluno naquele período.
A ficha contém os principais itens avaliados,
pontuados em 5 níveis: Regular, Bom, Muito
Bom, Ótimo e Excelente, com base na soma dos
acertos.
Para acompanhar o andamento da Metodologia nas Academias
e escolas de natação, tirar dúvidas
dos professores quanto à aplicação
e auxiliar os coordenadores a detectar e corrigir
possíveis problemas, a Metodologia realiza,
no mínimo, quatro visitas técnicas ao
ano em cada instituição credenciada.
O Assessor técnico é quem controla a
aplicação da metodologia na unidade,
desde postura do professor, estratégia pedagógica,
objetivos semanais de aula, entre outras funções.
TREINAMENTOS
Capacitações
Para os proprietários e coordenadores conhecerem
a metodologia e adaptarem-se à prática
do método, a Metodologia realiza uma reunião
em que são passadas informações
sobre como utilizar o credenciamento com ênfase
nas vendas e nos negócios.
Para os professores, a Metodologia oferece uma capacitação
de dois dias de duração (sábado
e domingo) para aprenderem a aplicar o método
em todos os níveis. O curso é ministrado
pelos professores William Urizzi de Lima e Almir Marchetti,
com a presença do Gustavo Borges que instrui
na prática erros e acertos sobre o ensino da
natação.
Ao final da capacitação é realizada
uma avaliação e os professores que atingirem
a nota mínima recebem um certificado de que
foram capacitados pela Metodologia Gustavo Borges
e que estão aptos a aplicar o método.
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